> Amamos Travestis: UMA ALTERNATIVA SIMPLES E MENOS INVASIVA QUE A VAGINOPLASTIA
Amamos Travestis

Amamos Travestis

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

UMA ALTERNATIVA SIMPLES E MENOS INVASIVA QUE A VAGINOPLASTIA

UMA ALTERNATIVA SIMPLES E MENOS INVASIVA QUE A VAGINOPLASTIA

Por Aline Freitas

A orquiectomia é a retirada cirúrgica dos testículos. É um procedimento muito utilizado em mulheres transexuais no exterior mas ainda muito pouco conhecido e utilizado no Brasil.
Entre os benefícios do procedimento temos:
- É uma cirurgia simples e bem conhecida pelos urologistas pois é muito utilizada em casos de cânceres que afetem a região das gônadas como o de próstata.
- Com a eliminação dos testículos diminui-se o volume causado pelos genitais. Isso torna mais fácil utilizar biquines por exemplo.
- Elimina-se a produção de testosterona não sendo na maioria dos casos necessário utilizar algum bloqueador de testosterona como parte do tratamento hormonal. Assim se encerra de vez a possibilidade do organismo se masculinizar novamente além de diminuir os riscos a saúde causados pelo consumo de anti-andrógenos, permitindo a redução das doses hormonais. Hormonalmente os benefícios são os mesmos de quem realiza uma vaginoplastia.

Eventuais malefícios:

- Existe a possibilidade da pessoa perder a capacidade de ter orgasmos ou até de ter ereção. Se estes riscos representarem um problema muito grande a cirurgia é desaconselhável. Muitas mulheres trans que se submetem a orquiectomia continuam com a capacidade de ter ereções e orgasmos mas cada organismo reage de um jeito e não há como garantir as funções sexuais previamente. A pessoa só vai descobrir isso depois de fazer a cirurgia. Portanto se o orgasmo é mais importante que qualquer outro benefício, não faça! Esta ou qualquer cirurgia só faz sentido se trouxer uma melhora na sua qualidade de vida. Pense bem sobre isso!!
- Para quem pretende fazer uma vaginoplastia é possível realizar a orquiectomia antes. Mas é importante se atentar para a técnica a ser utilizada. Enquanto para alguém que não pretende fazer a vaginoplastia pode ser benéfico a remoção do saco escrotal, para quem pretende fazer a vaginoplastia a integridade do escroto é imprescindível! Dê preferência para um cirurgião que também realize vaginoplastia. Converse abertamente sobre isso com o cirurgião de sua escolha.
Há quem depois da orquiectomia desista da vaginoplastia uma vez que alguns dos benefícios da cirurgia genital podem ser adquiridos com uma orquiectomia.
Porque o SUS não cobre a realização de orquiectomia em mulheres trans? Porque só nos oferecem a vaginoplastia, uma cirurgia complexa, invasiva e com inúmeros riscos?
Porque o atendimento médico oferecido a pessoas transexuais no Brasil é genitalista, é totalmente centrado na vaginoplastia e no geral excludente a transexuais que por algum motivo não se interessem em fazer a cirurgia genital. Esta é uma das conseqüências da patologização da transexualidade. Hoje a orquiectomia só está disponível por meio de médicos particulares mesmo que o SUS a realize em pacientes com cânceres.
Para ler mais:
(em inglês) Informações sobre orquiectomia para transexuais: http://sherrylanina.tripod.com/orchiectomytrans.htm
(em inglês) Relato e fotos de orquiectomia com retirada do escroto: http://myorchiectomy.blogspot.com.br/…/it-has-now-been-abou…




 




 

 



 














 






















3 comentários:

  1. Planejo fazer uma orquiectomia no futuro.
    Está na lista de intervenções cirúrgicas que pretendo fazer.

    ResponderExcluir
  2. eu tambem quero,mas não sei qual hospital faz no brasil.

    ResponderExcluir
  3. Achei maravilhoso,fica super bonito sem ,e diminuindo a masculinidade que maravilha,quero.leandroleborges@hotmail.com
    Quero ficar feminina e sem pêlos,eca detesto pelos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anunciad